Acompanhe a FMD pela Rede:
Álbum de fotos: http://picasaweb.google.com.br/fotografiafmd
Site: www.blumenau.sc.gov.br/fmd
Blog: http://fmdblu.blogspot.com
Twitter: http://twitter.com/FMDBlumenau
Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?origin=is&uid=10010405440014534887
As quadras de saibro do Tabajara Tênis Clube receberão novamente neste ano, entre os dias 9 e 17 de abril, mais uma edição do Aberto de Tênis de Santa Catarina. O torneio da série challenger, válido pelo ranking mundial da ATP, oferecerá premiação total de US$ 35 mil e deverá atrair a Blumenau alguns dos principais nomes do tênis profissional brasileiro, além de jogadores estrangeiros.
Em 2010, participaram do evento tenistas da Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Chipre, Chile, Croácia, Eslováquia, Eslovênia, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Hungria, Itália, Marrocos, Peru, Portugal, Rússia, Sérvia, Suíça, Ucrânia e Uruguai, além dos brasileiros.
A história da competição
Reconhecido como um dos mais importantes eventos do tênis profissional no Brasil, o Aberto de Tênis de Santa Catarina chega, em 2011, à sua sexta edição consecutiva. A criação do torneio, em 2006, foi determinante para a retomada da Região Sul no cenário tenístico internacional. Desde então o evento vem ocupando posição de destaque no calendário de alguns dos principais tenistas da América Latina, Europa e Estados Unidos, entre outros países, especialmente para a nova geração de jogadores brasileiros.
O nível de organização, sob a responsabilidade da ProTenis Promoções Esportivas, empresa com 30 anos de experiência na promoção de eventos, é uma das principais características do Aberto de Tênis de Santa Catarina, sem falar no cenário proporcionado pela estrutura do Tabajara Tênis Clube (TTC), um dos melhores locais para a prática de tênis no Sul do Brasil.
As três primeiras edições do Aberto de Santa Catarina foram realizadas no Costão do Santinho, em Florianópolis. Em 2009 a cidade de Blumenau sediou a competição que fez parte das homenagens dos 180 anos da imigração alemã e também dos 150 anos de fundação do Tabajara Tênis Clube. O sucesso foi repetido em 2010 e agora, em 2011, as projeções indicam a realização de outro grande evento nas quadras de saibro do TTC,
Realizado pelo Instituto Atuação de Projetos Culturais, Esportivos e Turísticos, com promoção do Governo do Estado de Santa Catarina, por intemédio da Secretaria Estadual de Esportes, Cultura e Turismo de Santa Catarina, com incentivo do Fundesporte, o torneio terá a sua chave principal disputada de 11 a 17 de abril, com o qualifying nos dias 9 e 10.
O Aberto de Tênis de Santa Catarina teve como campeão de sua primeira edição, em 2006, o brasileiro Ricardo Mello. Em 2007, o título ficou nas mãos do chileno Paul Capdeville. Em 2008 a grande estrela da competição foi o brasileiro Gustavo Kuerten, que escolheu o evento para despedir-se oficialmente das quadras brasileiras diante de sua torcida. E o público correspondeu, lotando as arquibancadas especialmente montadas pelos organizadores. Guga venceu na estreia o colombiano Carlos Salamanca e na rodada seguinte foi eliminado pelo gaúcho Franco Ferreiro. O título do torneio ficou com o paulista Thomaz Bellucci, que na final derrotou Franco Ferreiro por 4/6, 6/4 e 6/2.
Em 2009, o grande campeão foi o brasileiro Marcelo Demoliner, integrante da equipe do Instituto Gaúcho de Tênis, que na decisão superou o paulista Rogério Dutra Silva por 2 sets a 0, parciais de 6/1 e 6/0, em apenas 58 minutos. No ano passado, 2010, outro brasileiro garantiu a vitória. O brasileiro Marcos Daniel conquistou o título da quinta edição do Aberto de Tênis de Santa Catarina ao derrotar o alemão Bastian Knittel, por 2 sets a 1, com parciais de 7/5, 6/7(5) e 6/4. O resultado representou o seu 12º título de Marcos Daniel em torneios challengers, permitindo seu retorno ao seleto grupo dos Top 100 do mundo.
Além da premiação de US$ 35 mil o torneio vai oferecer hospedagem aos tenistas da chave principal, o que amplia a pontuação do evento. Assim, o campeão somará 80 pontos no ranking mundial, enquanto o vice-campeão receberá 48 pontos. Ou seja: o Aberto de Tênis de Santa Catarina é o torneio que vai, novamente, transformar Blumenau no centro das atenções tenísticas durante o seu período de realização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário