quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Blumenau disputará troféus em 35 modalidades na 50ª edição dos Jogos Abertos de SC

Acompanhe a FMD pela Rede:

Álbum de fotos: http://picasaweb.google.com.br/fotografiafmd
Site: www.blumenau.sc.gov.br/fmd
Twitter: http://twitter.com/FMDBlumenau
Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?origin=is&uid=10010405440014534887

Blumenau vai disputar 35 troféus na edição histórica de número 50 dos Jogos Abertos de Santa Catarina, a partir desta sexta-feira, 10 de setembro, na cidade de Brusque. Atletismo e as equipes masculinas de bolão 23, futsal, handebol e punhobol serão as estreantes da cidade, já no primeiro dia de competição. Blumenau contará com uma delegação de aproximadamente 420 atletas, além de técnicos, auxiliares, equipes médicas, enfermagem, fisioterapeutas, de apoio, na cozinha, motoristas, segurança e dirigentes.

A luta de Blumenau por pontos ocorrerá nos naipes feminino e masculino do: atletismo, basquete, futsal, ginástica artística, handebol, judô, karatê, natação, vôlei de areia, voleibol e xadrez. Com equipes femininas do bolão 16 e ginástica rítmica. E com as modalidades masculinas do: bolão 23, ciclismo, futebol de campo, punhobol, remo, tênis de campo, tênis de mesa, duatlhon e nos tiros, onde três troféus estarão em disputa (prato, armas curtas e armas longas).

Além das 35 modalidades que valem pontos na contagem geral que apontará o campeão geral dos Jasc, Blumenau competirá em forma de apresentação com suas equipes do tênis de campo feminino, hipismo e taekwondo. As bochas masculina e feminina, o bolão 16 masculino e o bolão 23 feminino serão as ausências da cidade na maior competição polesportiva de Santa Catarina.

A delegação blumenauense ficará alojada no Colégio Cônsul Carlos Renaux, no centro de Brusque. Toda a logística blumenauense chegará a Brusque na manhã desta quinta-feira. No final da manhã e começo da tarde chegarão ao alojamento as primeiras modalidades. O atletismo embarca às 16 horas, defronte ao Galegão.

As estreias
Na sexta-feira, dia 11, o punhobol será a primeira modalidade coletiva de Blumenau a estrear, às 9h40min, no Estádio do América, no clássico contra Joinville. Às 16h20 o time volta ao campo diante de Criciúma. O atletismo começará à 8 da manhã, na pista do Sesi. Em caso de chuva, as provas serão transferidas para pista sintética de Itajaí.
O bolão 23 masculino fará seu primeiro jogo às 10h15min, contra Rio do Sul, nas pistas do Pistas do Clube Beneficente. À tarde, 16h30min, enfrenta Criciúma. O futsal masculino, na primeira divisão, joga 18h30min com Lages. Um pouco antes, às 18 horas, o handebol masculino encara Criciúma, na estreia.

Homenagem aos primeiros atletas
Além da briga por troféus e medalhas, a Fundação Municipal de Desportos e a Prefeitura de Blumenau irão reuninir e homenagear atletas e dirigentes que fizeram parte da delegação blumenauense que disputou a primeira edição dos Jasc, em 1960. A programação especial está prevista para ocorrer na segunda-feira, dia 13, começando no alojamento de Blumenau, na cidade-sede da 50ª edição dos Jasc.

Dos 76 integrantes da delegação blumenauense naquele ano, a FMD conseguiu o contato e a confirmação de 22 pessoas, entre dirigentes e atletas. A programação começa às 8 da manhã, defronte ao Galegão, quando os pioneiros dos Jasc embarcam para Brusque, em direção ao alojamento de Blumenau. Já no embarque uma surpresa especial está reservada, valorizando a participação das nove modalidades que disputaram a competição naquele ano.

No alojamento, os atletas serão recepcionados com um café da manhã por volta das 9 horas. Depois receberão uma homenagem especial. Toda a passagem dos atletas será gravada em mídia digital, incluindo depoimentos individuais de todos os homenageados. Todo material será editado a comporá um audiovisual histórico, resgatando a memória do esporte blumenauense. “Nada mais justo que contar essa bela história na voz daqueles que ajudaram a construí-la”, destacou Sérgio Galdino, presidente da Fundação Municipal de Desportos de Blumenau. O prefeito João Paulo Kleinübing comandará as homenagens no alojamento.

Ao meio-dia, para marcar as comemorações do cinqüentenário dos Jasc, a Comissão Central Organizadora (CCO) de Brusque um almoço festivo, reunindo atletas e dirigentes esportivos dos 14 municípios participantes da primeira edição.

O desempenho de Blumenau em 1960
Em 1960, no período de 7 a 12 de agosto, Blumenau foi um dos 14 municípios participantes, com uma delegação cinco dirigentes e 71 atletas, no atletismo masculino e feminino, bocha (boccia) masculina, voleibol masculino e feminino, tênis de campo feminino e masculino, bola ao cesto masculino (hoje basquete) e xadrez.

A cidade foi campeã nos dois naipes do atletismo; campeão no tênis de campo masculino; vice na bocha, na época grifada como “bóccia”; terceiro no tênis de campo feminino e no voleibol masculino; quarto no basquete (bola ao cesto) masculino e voleibol feminino, além de um quinto lugar no xadrez.

Na classificação geral dos Jasc de 1960, Florianópolis foi a campeã e Brusque ficou com a segunda colocação. O primeiro título geral de Blumenau, dos 39 conquistados ao longo de 49 edições, só ocorreria em 1962, na terceira edição dos Jasc, disputando em casa.

Quem foram os pioneiros das conquistas de Blumenau em 1960

Dirigentes
Victor Pedro Garbe – Dirigente
Alfredo Iten – Dirigente e técnico do Voleibol feminino
Expedito de Oliveira - Massagista
Mario Belli – Dirigente
Ezio de Oliveira – Dirigente

Atletas e Técnicos

Masculino
Alberto Baumgarten – Voleibol
Alfredo Kindermann – Voleibol
Aloysio de Castro Villar – Voleibol
Anselmo Oeschler - Bocha
Arlindo Eing – Voleibol
Bernardo Hering – Tênis de Campo
Bertoldo Nuss – Atletismo
Carl Dressler – Atletismo
Carlos Brehmer - Bocha
Daylton Jatobá de Menezes – Voleibol
Edgar Anuseck – Atletismo
Egon Belz – Atletismo (técnico e atleta) e Voleibol (técnico e atleta)
Egon Ern – Basquete
Egon Lauterjung – Atletismo
Gerhard Dressler – Atletismo
Guenther Kaulich – Tênis de Campo
Heino Ralf Marx – Basquete e vôlei
Heinz Wuerges – Basquete
Horst Bonnet – Atletismo
Ilário Giovanela – Voleibol
Ivo Clarindo – Atletismo
Ivo Ramos – Voleibol
Jacy Silva – Basquete e Voleibol
João Pereira - Bocha
José Curbani - Bocha
Karl F.N Engel – Basquete
Laércio Vargas – Atletismo
Luiz Balboa – Tênis de Campo
Luiz Probst – Basquete
Manoel Simas – Voleibol
Mário Mueller - Bocha
Nardim Darcy Lemke – Tênis de Campo
Nelson Busarello – Basquete
Nilton Cerilo – Atletismo
Nilton Pacheco – Basquete
Orion Tonolli – Atletismo
Osmar Weidgenant - Bocha
Osvado Martins – Voleibol
Otacílio Lopes – Atletismo
Paulo Soares de Rapyo
Pedro London – Basquete
Pedro M. da Silva – Atletismo
Ralf Fuhrmann – Basquete
Raulino Silva – Atletismo
Rigobert Kretzschmar – Basquete e Voleibol
Romeo Jaehrig – Voleibol
Romualdo Bonnemassou – Atletismo
Theodorico Rocha – Atletismo
Udo Jensen – Técnico e Atleta do Basquete
Wenceslau M. da Silva – Atletismo
Wilhelm H. Van Winckern

Feminino
Anna Espíndola – Voleibol
Anna Maria Zendron – Voleibol
Arminda S. da Veiga – Voleibol
Carmen Pfuetzenreuter – Atletismo
Eliete Coutinho – Voleibol
Genny Lino – Atletismo
Illa Ittner – Atletismo
Jovita Silva – Atletismo
Karin Lauterjung – Atletismo
Liselotte Kieckbusch – Voleibol
Lisette Meyer – Voleibol
Margaret Sack – Atletismo
Margarete Sach – Atletismo ou tennis de campo
Maria Mainka – Voleibol
Marlene Enns – Atletismo e Voleibol
Mercedes Kuhn – Voleibol
Renate Meyer – Tênis de Campo
Rosita John – Voleibol
Soleika Lauterjung – Atletismo
Stela Maria Sada – Voleibol
Waltraud Dressler – Atletismo

Assessor de Comunicação da FMD: Giovani Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário