segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Futsal e handebol conhecem campeões nos Jogos Estudantis da Primavera




Com fotos do futsal feminino nos Jogos da Primavera de autoria de Eraldo Schnaider (Comunicação da FMD)

O futsal feminino infantil e mirim e o handebol mirim feminino conheceram seus campeões nesta segunda-feira, no reinício das competições da 37ª edição dos Jogos da Primavera, após a pausa de domingo, em razão das eleições em todo Brasil. Dia de novas estreias nesta terça, com o início das disputas do vôlei de areia, xadrez e ginástica artística.
Nas finais do futsal feminino da categoria mirim, na tarde desta segunda, a Escola Francisco Lanser venceu a Leoberto Leal por 2 a 0. A escola Áurea Perpétua Gomes ficou com a medalha de bronze. No infantil feminino, a Leoberto Leal, sob o comando do professor Valdivino Alves (veja matéria abaixo), foi campeã ao vencer a escola Duque de Caxias por 3 a 2, nos pênaltis, após empate em um gol no tempo normal. A Vidal Ramos ficou com o terceiro lugar. No mirim feminino do handebol, título para o Vidal Ramos, com vitória de 1 a 0. A escola Alberto Stein ganhou do Machado de Assis por 7 a 6 na decisão do terceiro lugar.
O vôlei de areia terá 36 partidas neste primeiro dia, nos dois naipes das categorias juvenil e infantil. Na ginástica artística, disputas nas categorias pré-mirim “A” e “B”, com apresentações de solo e salto. No xadrez, disputas por equipe. A modalidade se estenderá até o último dia de Jogos da Primavera, na sexta-feira.
Dia de decisões no handebol infantil feminino, a partir das 10 da manhã, com o confronto envolvendo Machado de Assis e Barão do Rio Branco. Antes, às 8h30min, o basquetebol infantil masculino decide seu campeão, em jogo que também terá a participação das duas escolas. O voleibol infantil feminino terá sua semifinal à tarde.


Punhobol em quadra coberta

As chuvas que voltaram a cair em Blumenau forçaram a organização do evento a transferir novamente as datas e também optar por jogos em quadra coberta na modalidade de punhobol. A modalidade somente começa na quarta=feira, dia 6, se prolongando até dia 8. No primeiro dia, os jogos serão na Escola Vidal Ramos. Nos outros dois dias, no ginásio do Sesi.


Um caçador de talentos

O professor Valdivino Alves, 26 anos de profissão – 20 apenas na Escola Básica Municipal Leoberto Leal é um caçador de talentos esportivos no futsal feminino. Largou as aulas na modalidade de atletismo para romper preconceitos por ser um técnico do sexo masculino treinando meninas num esporte que foi popularizado pelos homens. Fruto da confiança depositada pelos pais e do apoio da Escola.
Na 37ª edição dos Jogos da Primavera, Valdivino foi vice-campeão com sua equipe mirim feminino e campeão com no infantil, na decisão por pênaltis, nesta segunda-feira. Mas estas não foram as únicas conquistas do ano com o grupo de meninas que comanda. Jogou futebol de campo e foi campeão da etapa municipal do Moleque Bom de Bola e campeão invicto da etapa micro-regional da competição. A partir do dia 23 deste mês, as meninas estarão em Ibirama, buscando uma vaga na etapa estadual. No futsal, o time ganho a seletiva dos Jogos Escolares e foi vice no Regional.
O trabalho na escola é fora do horário escolar. Fato que exige todo um trabalho de convencimento junto aos pais. Deste trabalho, iniciado em 2003, várias atletas foram reveladas para o futsal e já fizeram parte dos times que representam Blumenau em competições oficiais, na parceria da Fundação Municipal de Desportos e o Vasto Verde.
Sua aposta mais recente são três jogadoras do infantil, com idade de 14 anos: Thairini França Sutil, Thainá Daiane de Souza e Camila Pasta. O técnico Gilson Serpa acompanha todos os jogos da modalidade e está convidando atletas revelações para participar de um teste na equipe.


Ginástica artística começa

Com a participação de 368 atletas de 20 escolas de Blumenau, a ginástica artística começa a conhecer seus campeões a partir desta terça-feira, com as provas de solo e salto nas categorias pré-mirim “A”, reunindo ginastas de 7 a 8 anos e no pré-mirim “B”, com atletas de 9 a 10 anos.
As disputas do pré-mirim “A” serão observadas com uma atenção especial pelos técnicos da equipe que representa Blumenau em competições oficiais, na parceria da FMD com a Ablugo. O objetivo é selecionar novos talentos para a equipe.
A ginástica artística terá sequência na quarta-feira com as categorias mirim (11 a 12 anos) e infantil (13 a 14 anos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário